Como organizar documentos e papéis pessoais

Já percebeu como é fácil se perder no meio da papelada que vai se acumulando em casa? Conta a pagar, contas pagas, contracheques, avisos, multas, uma infinidade de documentos que devem ser armazenados caso seja necessário consultá-los depois. Por isso, reunimos algumas dicas para organizar todos esses papéis em pastas e deixar tudo arrumadinho na sua casa e na sua vida.

1º) Retire todos os papeis e comece a separar tudo aquilo que pode ser descartado. Depois, organize em pilhas por setor, como: Manuais, garantias e notas fiscais, documentos relativos à saúde da família, seguros, etc. Você pode adequar as categorias à suas necessidades.

2º) Compre pastas de cores diferentes e organize cada setor dentro de uma pasta.

3º) É importante etiquetar, colocar rótulos com letras grandes e legíveis o conteúdo da pasta.

4º) Guarde as pastas em um local de fácil acesso, e alimente-as de acordo com a necessidade. As pastas podem ser colocadas dentro de um guarda-roupa, ou um closet, ou prateleira, o importante é que seja um local sem umidade.

Viu como é fácil? O que falta é colocar a mão na massa e organizar! Fique sempre ligado no Blog da Proeza para dicas de limpeza e organização. Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais.

Comentários